terça-feira, 15 de abril de 2008

Jogos incentivando a aprender instrumentos musicais


Guitar Hero foi aquele tipo de jogo que não causou nenhum alarde antes de seu lançamento, mas teve grande impacto depois de lançado, gerando milhares de vídeos no youtube de gente tocando e se achando um "guitar god", além de diversas discussões se é humanamente possível ou não atingir 100% em Through the Fire and Flames no modo Expert.


Na minha opinião a melhor conseqüência do lançamento de um jogo do tipo (até agora me pergunto como não tinham pensado em fazer algo do tipo antes... é basicamente o mesmo esquema de um DDR da vida, sem o tapete ridiculo e com músicas boas) não são as horas divertidas passadas na frente da TV "tocando" clássicos do rock, mas sim o fato de que pra muitas pessoas, esse foi o primeiro contato delas com esse estilo de música.

Pode não ser 100%, mas acredito que muita gente que só se concentrava no que é pop atualmente, teve curiosidade de conhecer mais sobre rock depois de uma partida de Guitar Hero. Passaram a ver rock como um estilo divertido e agradável aos ouvidos, ao invés de se manter no esteriótipo de "música para cabeludos revoltados" que ainda persiste.


Outra coisa legal é que Guitar Hero também incentivou muita gente em deixar a vergonha ou preguiça de logo e começar a arriscar algumas notas num instrumento musical de verdade. Está certo que existe uma diferença imensa entre conseguir tocar Carry On My Wayward Son no jogo e na vida real, mas pelo menos o jogo estimula a vontade dos jogadores em querer pegar uma guitarra de verdade e tentar reproduzir as músicas e solos que viu lá.

Em uma época onde ainda é muito comum ouvir que videogames incentivam jogadores somente de forma negativa, acho até engraçado que a mídia ignore jogos como Guitar Hero e Rock Band, que apesar de não transformarem ninguém em um novo Zakk Wylde ou Mike Portnoy, são um bom incentivo pra quem, não fosse o videogame, nunca tentaria aprender um instrumento musical na vida.

6 comentários:

Lucas Neto disse...

Comigo foi o contrário. Eu já tinha tentado aprender guitarra, mas minha falta de coordenação tinha me impedido. Quando chegou o jogo, eu fiquei maravilhado por conseguir fazer algo até então, impossível. Fui ao céu. \o/

Henzo disse...

Comigo foi assim também.

Gustavo "Omykron" disse...

eu não tenho saco para esses jogos.

Larissa "Fiotinha" disse...

Teve uma época que eu jogava tanto isso aí que quando fechava os olhos só via o braço com as bolinhas coloridas descendo.

Fábio "Link" disse...

Nunca joguei Guitar Hero :P
Só Frets on Fire que é a versão de pobre.
Mas ainda prefiro tocar na guitarra :)

Rafael Shazan disse...

Esse é o tipo de jogo que até mulheres e pais gostam de jogar... impressionante! Você sente os progessos e se empolga! Preciso jogar o Rock Band logo.

E, vale ressaltar que se for pra jogar no controle é melhor nem jogar... o legal é a guitarrinha =D