segunda-feira, 14 de abril de 2008

Pra quem curte música

Estreando minha participação aqui no BNBlog, vou falar um pouco sobre alguns sites bacanas pra quem curte música em geral:


Last.fm - Antigo Audioscrobbler, mistura rede de relacionamentos, fóruns, vídeos e músicas em um só lugar. Após um pequeno registro e a instalação de um plug-in, o site vai armazenar estatísticas de quantas músicas você ouviu no geral, separando por diversos rankings, como as tocadas mais recentemente, um top semanal de bandas mais ouvidas, além de quais bandas e faixas mais escutou desde seu registro. Também é possível adicionar amigos lá e conferir a compatibilidade de gostos que cada um tem. Outros bônus do site é a possibilidade de ouvir rádios online, receber recomendações sobre bandas, participar de fóruns específicos (semelhantes às comunidades do orkut) e assistir vídeos de seus artistas favoritos.


Musicovery - Recomendado praqueles que gostam de conhecer artistas novos ou simplesmente curtem ouvir músicas aleatoriamente, o musicovery tem um sistema onde é possível selecionar qual "clima" musical se quer ouvir no momento, selecionando os estilos favoritos que se quer ouvir. As músicas são por streaming, possuindo pouca qualidade sonora, mas satisfatória o suficiente para o que o site se propõe. Para os interessados, é possível comprar as músicas disponíveis no iTunes, Ebay ou Amazon.


Seeqpod - Semelhante ao musicovery, tem como principal diferença que a escolha de músicas não é aleatório. É possível, através de uma pequisa no site, encontrar sites que possuam mp3's e ouvi-las através de streaming. Também localiza vídeos e artigos sobre os artistas pesquisados. A vantagem é poder ir direto no artista que se gosta, porém é muito comum encontrar links quebrados, o que torna muitas vezes frustrante o processo de ouvir determinadas faixas.

Update, por DW.


Rate Your Music - É um dos maiores sistemas de recomendação de música. O site é um banco de dados musical onde os usuários escrevem resenhas e avaliam álbuns, eps, singles, vídeos e bootlegs através de um sistema de notas. Com esses dados o site gera recomendações e listas. Para entender melhor, veja aqui o top 2008. Criando um perfil no site você avalia e cataloga seus álbuns, adiciona amigos e pode enviar recomendações a eles, e na página de cada álbum você visualiza a nota que seus amigos deram, assim como a média e sua colocação no ano em que foi lançado. O site funciona como uma wiki em que todo usuário pode adicionar conteúdo, editando páginas, adicionando novos artistas, álbuns, resenhas e criar listas pessoais. Dá pra passar horas perdido por lá, adicionando álbuns na sua wishlist (lista de desejos), lendo resenhas e postando nos fóruns da comunidade, que tem um grande número de brasileiros. Eu tenho um perfil lá e quem quiser conhecer pode clicar aqui.

Se tiverem perfil num desses sites, ou souberem de algum outro, deixem nos comentários!

11 comentários:

Henzo disse...

Ja deixei meu RYM no post, então fica aqui meu Last.fm: http://www.last.fm/user/DwHenzo/

Unknown disse...

Bem legal esse musicovery. Junto com o last.fm, vão ser minhas ferramentas contra o sono no trabalho.

Ricardo "Canslli" disse...

Eu nunca tinha visto esse musicovery.
Tô ouvindo agora e tá bem legal por enquanto.

Rafael Shazan disse...

Segue o Last.fm do grande mestre:

http://www.lastfm.com.br/user/Shazan

hehehe poxa, eu não conhecia nenhuma ferramente além do Last.fm! Nerdaiada viciada em música. Vou ver se algum serve para meus interesses musicais ordinários.

Ótimo post.

Lucas Neto disse...

Já pensei em me cadastrar no RYM várias vezes, mas eu nem avalio muito os álbuns que eu escuto. Meu gosto muda muito, não tenho nada fixo.

Larissa "Fiotinha" disse...

Meu last.fm! \o/

http://www.lastfm.com.br/user/larissacustodio

Henzo disse...

Lukaz, o lance de avaliar álbuns la no RYM nem é o lance principal do site. É só uma ferramenta. E eu também não tenho gosto fixo e isso é ainda melhor porque você pode descobrir ainda mais coisas.

O legal é conhecer novos álbuns através de indicações, ou vendo o que seus amigos avaliaram. Tanto que tem muitos usuários lá que nem dão nota, eles só catalogam o que já ouviram.

Eu ja descobri muita coisa boa por lá, bem mais do que usando o Last.

Da uma navegada boa por lá, não precisa nem se cadastrar. Só assim pra entender como ele é diferente dos outros. Aí se gostar, você faz um cadastro.

Rafael Shazan disse...

Outra coisa é TER SACO de avaliar as coisas...

As pessoas não adicionam nem as tags no Last.fm direito! =p

Felipe "Kyo" disse...

Meu last.fm = http://www.last.fm/user/kyobr/ e Rym = http://rateyourmusic.com/~KyoBR

Henzo disse...

Tagear no Last.fm é chato bagarai.

Henzo disse...

Kyo acabou se cadastrando no RYM!? Te adicionei lá cara!