terça-feira, 27 de maio de 2008

O maior desenho do mundo

Com a ajuda de um GPS e da DHL (empresa alemã de transportes e logística), o artista Erik Nordenankar desenhou seu auto-retrato no planeta. Pra isso ele colocou um GPS numa maleta e a mandou numa viagem pelo mundo, seguindo um caminho específico que resultaria no seu auto-retrato. O GPS era a sua caneta que "desenharia" no planeta.


No dia 17 de março de 2008 ele enviou sua maleta contendo o GPS pela DHL, dando instruções precisas de onde ele deveria passar e em qual ordem. Durante a viagem o GPS gravou automaticamente as posições da maleta em relação ao planeta e 55 dias depois, quando ela estava de volta a Estocolmo, Erik baixou pro seu computador a informação do GPS, gerando assim o seu desenho. Devido ao tamanho, o desenho teve que ser feito num traço só. Esse traço gigante passou por 6 continentes e 62 países, tendo 110 664 km de comprimento. O desenho tem 40 076 592 metros por 4 009 153 metros.


No vídeo a seguir é mostrado um resumo do percurso que a maleta fez:



Esse outro mostra Erik esboçando o trajeto da maleta no mapa:


6 comentários:

Rafael Shazan disse...

Provavelmente ele foi patrocinado pela DHL, porque caso negativo ele gastou muito dinheiro

Lucas Neto disse...

Isso é um viral, né? Por que se ele não foi patrocinado pela DHL (como o Shazan disse), deveria!

Gustavo "Omykron" disse...

falta duquifa e o cara faz isso. vtnc

Henzo disse...

É falta duquifa mesmo. Mas é melhor o cara fazer um lance desses do que fazer que nem aquele outro que amarrou um cachorro e deixou passar fome.

Fábio "Link" disse...

Além de ser o maior, ainda é o mais caro, provavelmente.

Manuela disse...

Se os BN quiserem me patrocinar a fazer algo parecido.. eu topo.