terça-feira, 13 de maio de 2008

Nostalgia Nerd: Super Sentai

Hey There, Nerds! o/

Cá estou mais uma vez, agora não pra falar de Tecnologia, mas de Diversão (Ueba!). Na verdade, de um tipo de diversão que há muuuito tempo nós, bons nerds e jovens nascidos nos anos 80, não temos há uns bons anos.
Durante o último feriado surgiu a idéia de fazer um back to the future até os anos 80 e fazer um resumo de alguns dos seriados que fizeram sucesso: os Super Sentai! Na verdade, o post original eu fiz no Olhos Castanhos (ó a propaganda...), mas, como sou generosa, vou compartilhá-lo com todos os BNs. =D

Então aí vai a definição (by Wiki, claro) do que eram (e ainda são) os Super Sentai:

Super Sentai é uma franquia japonesa de séries de televisão voltadas para o público infanto-juvenil, no ar desde 1975 (!). A premissa básica das séries é a de um grupo de geralmente cinco heróis que ganham poderes especiais, usam roupas cada um de uma determinada cor, e possuem um arsenal incluindo mechas, robôs gigantes para combater ameaças alienígenas ou vindas da própria Terra.

Lembraram, né? Pois bem. Eu lembrei de alguns dos meus Super Sentai favoritos e resolvi refrescar a memória (e a saudade) de vocês. Então, vamos lá!

Esquadrão Relâmpago Changeman (1985)

Cada um dos integrantes do esquadrão tinha ganhado poderes especiais baseados em 5 animais lendários e, como de costume, cada um tinha o uniforme de cores diferentes: Dragão (Change Dragon), Grifo (Change Griphon), Pégasus (Change Pegasus), Sereia (Change Mermaid) e Fênix (Change Phoenix). Eles era aliados do Sargento Ibuki, um cara durão, daqueles de exército.

Nem preciso dizer que as meninas eram as minhas personagens. Eu tinha até a máscara da Change Mermaid e *adorava* brincar de luta (é, eu tive minha fase de machinho). O legal também eram os veículos deles: o Change Cruiser, um tipo de tricíclo, ou 4x4, e as Moto Change. Fora os mechas, os veículos que, em conjunto, formavam o Change Robô.

O inimigo dos Changeman era o Bazoo, um holograma azul muito feio que, junto com seus comparas Comandante Giluke e Rainha Ahames, convocavam monstros de outros planetas pra tentar destruir a Terra. Ah, e uma curiosidade: Changeman foi o primeiro seriado a ter um "aumentador de monstros", o Gyodai (aquele monstro de um olho só, nojento. =P). Por isso os robôs também aumentavam. Outra curiosidade legal é que os Changemans foram os primeiros a ter uma arma de fogo pra destruir os monstros: a Power Bazooca (será que foi por causa do Bazoo? o.O).

Comando Estelar Flashman (1986)

"Um dia 5 crianças foram raptadas da Terra e levadas aos confins do Universo. E após 20 anos..."

Era assim que o narrador da Manchete anunciava o seriado. Cara, era de arrepiar! A estória era parecida com a dos Changeman: 5 jovens foram raptados da Terra e salvos pelos habitantes do planeta Flash e passaram a ser treinados.

O líder era Red Flash, criado no planeta Flash e o mais inteligente do grupo. Green Flash foi criado na lua Green Star e seu poder é a super-força, já que o planeta era todo rochoso. Ah sim, ele era também o mais mulherengo dos meninos =P. Já Blue Flash era o mais novo do grupo e foi criado no planeta desértico Blue Star. Seu poder é o de anti-gravidade. O grupo também possuía 2 meninas: Yellow Flash foi criada no planeta Yellow Star e consegue controlar o ar e seus movimentos, além de prever as ações do inimigo; Pink Flash tem o poder de levitar, já que em seu planeta, o Pink Star, ela conseguiu controlar a gravidade do próprio corpo. São ajudados pelo Doutor Tokimura, que teve um de seus filhos capturados também. Só no final é que descobre que Yellow Flash é sua filha.

O vilão da série era o Monarca La Deus, líder do Comando Inperial Mess. Ele, junto com seu comparsa Doutor Kefler, também quer dar um fim na Terra e convoca monstros de todo o universo pra lutar com os Flash.

Cada um dos Flash tinha também uma motocicleta, as Turbo Laser, e veículos especiais. Como de costume, a junção de todos eles formava o King Flash, robô gigante pra enfrentar os monstros que aumentavam de tamanho. E uma curiosidade: Flashman foi o primeiro seriado a ter um segundo robô, o Titan Jr. Outra curiosidade é que, aqui no Brasil, foi a única série a ter seus créditos de abertura e encerramento em português! Uia!

Defensores da Luz Maskman (1987)

"Uma misteriosa e inexplicável força se esconde por trás do nosso corpo. Quanto mais treinarmos o nosso corpo, mais essa força infinita se manifestará! Defensores da Luz, Maskman!"

Outro seriado que teve sua abertura em português, Maskman tem só uma diferença: os 5 jovens são da Terra e enfrentam monstros que vivem no centro da Terra! Mas, o restante é o mesmo: cada um tem seus poderes e seus veículos transformam em um robô gigante.

Cada um dos Maskman é especializado em um tipo de luta japonesa: Red Mask é o líder e especialista em Karate, além de ser piloto de Fórmula 1(!). Black Mask é o vice-líder e sua habilidade é no Nippon Kempo (se alguém souber o que é, por favor, me diga!). Blue Mask, o caçula, luta Kung Fu (!!). Yellow Mask foi criada com uma família de ninjas (uia!) e Pink Mask pratica Tai Chi Chuan (o mais calminho de todos =D). Chefe Sugata é quem descobre sobre os monstros no centro da Terra e é dono da equipe de automobilismo do Red Mask. Ainda havia mais uma Maskman, Mask-X1. Porém, ele perdeu a namorada e desistiu de tudo. Ele até aparece pra ajudar os outros num dos episódios, mas perde os poderes logo depois.

O inimigo principal dos Maskman era o Rei Zebha, líder do Império Subterrâneo Tube e que pretende (novidade!) dominar a Terra. Conta principalmente com a ajuda de Igan, uma mulher que na verdade é homem (!!!) e Oyubu, um cara de pele vermelha que "lembra" o super-herói Flash.

Como não podia ser diferente, cada um dos Masks tem sua própria moto, as Mask Loader. Só o Red Mask tem um veículo diferente, o Spin Cruiser (aquele buggy que aparece na abertura). Pela junção dos veículos, criam o robô Great Five. Outro robô que só aparece no episódio final é o Land Galaxy, criado pelo falecido amigo do Chefe Sugata.

Agora, curiosidade: na hora de se transformarem, cada herói fazia um gesto para desperta o seu poder áurico. Estes gestos eram simbolizados pelos Kujin-in, que é um método de meditação oriental que representa o despertar de energias positivas e invoca habilidades e forças de seus praticantes como uma forma da energia canalizada. Cada personagem tinha uma simbologia com os seus gestos: Red Mask tinha como gesto motor Zai, o controle dos elementos da natureza; Black Mask era o Jin, que representa a advinhação de pensamentos e intenções dos outros; Blue Mask era o Retsu, que representa o domínio do tempo e do espaço; Yellow Mask era o Sha, que representa a cura de si mesmo; e Pink Mask fazia o gesto da Toh, que representa a harmonia com o universo.

Bom, claro que muitos de nós também assistiam Jaspion, Jiraya, Black Kamen Rider e afins, mas dos que eu mais tenho saudade são os Super Sentai. Acho que era a sensação de que cada um tinha uma importância no grupo e que tinham poderes específicos que iriam ajudar nas mais perigosas aventuras. (nossa, me senti o narrador da Sessão da Tarde agora, hehe).

Enfim, deixo vocês com os vídeos de abertura de cada uma das séries para matarem a saudade. Haviam muitas outras, mas depois de uma certas idade (e principalmente depois dos Power Rangers, ¬¬'), eu perdi o interesse em assistir os seriados. Uma pena eles não reprisarem mais. =/

Abertura - Esquadrão Relâmpago Changeman



Abertura - Comando Estelar Flashman



Abertura - Defensores da Luz Maskman



Update: Achei um site que tem um resumo de TODOS os Super Sentai que o Japão produziu. Todos MESMO! Desde os mais antigos, da década de 70 até os mais recentes, de 2008! Dêem uma olhada no Super Sentai Database e divirtam-se!

7 comentários:

Ricardo "Canslli" disse...

A música de abertura dos Changeman era muito foda, pqp.

E muito bom o post hein. Mais pra frente tem que fazer um só do Jaspion, Jiraya e afins. : ]

Ana "Alanie" disse...

Com certeza é uma possibilidade, Ricardo! Pode aguardar que faremos sim! ^_^

Rafael Shazan disse...

Pra mim o que tokusatsu que mais marcou foi Changeman (CHANGE DRAGON!!). E até hoje o povo brinca gritando "GYODAAAAAAI".

Só que na real eu era fã mesmo é do JASPION!! Meu irmão já curtia mais o Jiraiya. E, poxa, as músicas marcam muito!

Fui em uma animefriends há uns anos e o cara que canta a música do Changeman (e do Jiban) apareceu por lá. A nerdaiada foi à loucura =]

Ótimo post Alanie!!

Rafael Shazan disse...

E esse Super Sentai database é bem robusto mesmo hein!

Unknown disse...

É interessante ver que tenham tantos antecessores dos PowerRangers da minha "época" (Nasci em 92)

Belo post Ala.

Unknown disse...

Excelente post, Alanië! Me lembrou épocas muito felizes. hahaha
Changeman foi um marco na minha infância. Adorava assistir. =]

Roberta RockStar disse...

Muito interessante esse post menina, parabéns!!