quinta-feira, 15 de maio de 2008

Explosões e cores

Uma das maiores frustações de uma pessoa em aulas de Química, especialmente quando está no colegial ou no cursinho, é não ter noção do que pode ser feito dentro de um laboratório. Especialmente se a escola não tiver um (como a minha). Sempre ouvimos falar que os metais alcalinos (primeira coluna à esquerda da tabela periódica) podem ser altamente explosivos, mas e as provas?

Bom... Elas existem, e no youtube!

Vídeo muito bom que eu achei, mas que o dono não deixou eu colocar aqui

[teoria]
O que acontece quando se coloca um metal alcalino em água é a seguinte reação:

2M + 2H2O -> MOH + H2

O gás hidrogênio é altamente explosivo (usado em combustivel de foguetes), portanto, quando em contato com o oxigênio, queima rapidamente, formando água. Acontece que, nessas reações há liberação de tanta energia, que o hidrogênio entra em combustão e vê-se uma chama (rosa, no caso do potássio.

Outro aspecto muito apreciado dos metais alcalinos, é a diferença das cores dos seus íons. Basicamente, quando se coloca um íon de algum metal no fogo, ele emite uma luz de cor característica.[/teoria]

Da direita pra esquerda, as chamas são de:

- álcool (azul)
- bário (castanho claro)*
- boro (verde)
- estrôncio (vermelho)
- cálcio (laranja) - Esse eu achei que eles fizeram mal lol
- lítio (laranja/amarelo) - Impuro...
- sódio (amarelo)
- cobre (verde)
- potássio (lilás)

*a partir do bário, são todos cloretos, já que este ion não apresenta coloração.

Testes de chama são bonitos, e fáceis de fazer. Joguem sal de cozinha no fogo, pra ver o amarelo típico do sódio.

13 comentários:

Rafael Shazan disse...

Tirando a parte teórica que eu não entendi nada, eu realmente gostei da luz ROSINHA (você diz que é vermelha mas é ROSINHA!!)

VOU BOTAR UNS HEAVY METAL PRA FERVER ROSA AQUI

Danee disse...

Eu já tinha visto essas chamas coloridas. LEGAL mesmo.


Gostei do post. XD

Manuela disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh Adoooreeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiii Tinha que ser da quimica!!!!!!!!! =D
Iuuuhuull
e eh assim que saem as cores nos fogos de artificio!!!!!!!!!!!!!!

Foi o experimento que eu apresentei no Clube da Ciência no ano passado! Foi o maior sucesso. Crianças e eu adoramos explosoes! Explodimos tudo mesmo.. loucura total.
Tenham medo de mim e das minhas criancinhas pq eu distribui cloreto de cobre pra todo mundo testar em casa huahauahuahuahauha

(anti etico, eu sei.. mas ganhei uma legião de fãs)

Henzo disse...

Acabei de tocar fogo num pouco de pelo de sovaco, mas a cor foi a mesma de sempre. :/

Lucas Neto disse...

Minha namorada ia gostar de ver isso, mas enquanto eu digito isso ela está trampando numa siderúrgica daqui de CG.

Para terminar... Suvaco do DW é um cloreto?

Luiz Ribeiro disse...

Eu quase nao cliquei no link pro primeiro video achando que era Rick Roll.

Ana "Alanie" disse...

LOL! Aí seria sacanagem da Fe...=P

Eu não sou muito fã de química, mas acho mto legal essas reações que acontecem. Fiquei até com medo depois que vi o primeiro vídeo. Um tantinho de nada de potássio e já faz um estrago!
Por isso que eu prefiro computadores. ^_^

Pedro disse...

XUPA QUÍMICA!

Tá,eu até concordo que os foguinhos coloridos são bacaninhas.

Mas química SUX.

Rafael Shazan disse...

E é legal olhar os vídeos associados a esse no youtube... tem uns líquidos que viram gelo instantaneamente e afins o.O

SÓ AS MACUMBA COM GALINHA PRETA. Mari Macumbeira.

Unknown disse...

Bem legal mesmo as várias cores. A verdona já começou bem forte e, no fim, ganhou! \o/

Manuela disse...

Sugestão pra Post do Estranho (pra bater de frente com esse): Gato de Schrodinger (vamo lá físico!)
Pra Feanari, Química das sensações... Só químicos(e nerds) pra confiar mais na cafeina do que na força de vontade.. bom, não bem assim, mas acho que me entenderam). Ou justificar um sorriso e um momento bom com uma disparada na endorfina. Fica aí! Beijos!

Manuela disse...

E isso vale pra Danee tambem! Afinal.. A BIOquímica é linda!!!!!!!11
.
.
.
.
.
(a biologia nao tem graça nenhuma sem a química hahahahaaha)


Outra coisa? Blogger aceita HTML? Se aceitar, a tag pra subscrito (pros indices nas formulas: < sub >SUBSCRITO< /sub > e < sup >"pra ficar no alto"< /sup >

beijao

Lucas Neto disse...

Blogger aceita html sim, mas não é todas as tags. Tem que fazer um teste.